0:00 Ouça a Rádio
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
0:00 Ouça a Rádio
Política

Presidente do TSE alerta para avanço da desinformação nas eleições de 2026

27 jan 2026 - 17h20 Alexsander Arcelino
Ministra Cármen Lúcia em atividade de trabalho no Tribunal Superior Eleitoral. Ministra Cármen Lúcia durante atividade institucional no Tribunal Superior Eleitoral. (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, alertou nesta terça-feira (27) para o aumento da circulação de desinformação com a aproximação das eleições de 2026. Segundo a magistrada, a propagação de conteúdos falsos tem como objetivo gerar descrença no processo democrático e interferir diretamente na liberdade de escolha do eleitor.

A declaração foi feita durante a abertura de um seminário sobre segurança, comunicação e desinformação no processo eleitoral, promovido pela Justiça Eleitoral. No evento, Cármen Lúcia destacou que as tecnologias, por si só, não representam uma ameaça, mas podem causar danos quando utilizadas de forma inadequada.

“Não há dúvida de que as tecnologias podem contaminar eleições ao capturar a vontade livre do eleitor por meio de mentiras amplamente divulgadas”, afirmou.

Em outro momento, a ministra criticou iniciativas que buscam manipular o resultado das urnas por meio da disseminação de dúvidas e informações enganosas. Para ela, esse tipo de prática enfraquece os pilares da democracia.

“A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral”, ressaltou.

Cármen Lúcia também defendeu que o processo eleitoral precisa garantir que cada cidadão possa exercer o voto de forma livre, sem pressões externas ou ataques à sua capacidade de escolha. Apesar do alerta, a ministra pediu serenidade no enfrentamento da desinformação.

“O processo eleitoral deve ser garantido de maneira íntegra e tranquila, sem tumulto e muito menos violência”, enfatizou.

O seminário é voltado a servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que se preparam para o próximo ciclo eleitoral. A ministra permanece na presidência do TSE até agosto, quando o ministro Nunes Marques deve assumir o comando da Corte.

Eleições de 2026

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, enquanto o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 25 de outubro. Os eleitores irão escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Atualmente, o TSE realiza uma consulta pública sobre as regras eleitorais que irão nortear o pleito. As normas devem ser aprovadas até 5 de março e incluem discussões sobre o combate à desinformação e o uso de tecnologias como Inteligência Artificial durante as campanhas.

Mais notícias
Pedido de vista no Parlasul adia votação de relatório do acordo Mercosul-União Europeia
Mercosul Pedido de vista no Parlasul adia votação de relatório do acordo Mercosul-União Europeia
Lula diz ter amizade com Trump, considerado o líder mais poderoso do mundo
Diplomático Lula diz ter amizade com Trump, considerado o líder mais poderoso do mundo
MDB de Mato Grosso do Sul racha sobre possível aliança com Lula em 2026
Eleitoral MDB de Mato Grosso do Sul racha sobre possível aliança com Lula em 2026
Congresso trava projetos que buscam atender decisão de Dino sobre supersalários
Político Congresso trava projetos que buscam atender decisão de Dino sobre supersalários
Câmara aprova fim da lista tríplice para escolha de reitores em universidades federais
Institucional Câmara aprova fim da lista tríplice para escolha de reitores em universidades federais
TCU recomenda bloquear R$ 1 milhão para escola de samba com enredo associado a Lula
Polêmico TCU recomenda bloquear R$ 1 milhão para escola de samba com enredo associado a Lula
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo: botijão gratuito para 15 milhões de famílias avança no Congresso e pode mudar rotina de baixa renda
Política Câmara aprova MP do programa Gás do Povo: botijão gratuito para 15 milhões de famílias avança no Congresso e pode mudar rotina de baixa renda
Hugo Motta promete avançar no fim da escala 6x1 e na regulação do trabalho por aplicativos na Câmara dos Deputados em 2026
Política Hugo Motta promete avançar no fim da escala 6x1 e na regulação do trabalho por aplicativos na Câmara dos Deputados em 2026
Ao abrir ano legislativo, Davi Alcolumbre diz que paz entre poderes não é omissão e reforça papel do Congresso na mediação de crises
Política Ao abrir ano legislativo, Davi Alcolumbre diz que paz entre poderes não é omissão e reforça papel do Congresso na mediação de crises
Lula passa por cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar em Brasília
Institucional Lula passa por cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar em Brasília
Mais Lidas
Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
Social Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Futebol CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Fiscal Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”
Turismo Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”