0:00 Ouça a Rádio
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
0:00 Ouça a Rádio
Justiça

Tribunal italiano adia julgamento sobre extradição de Zambelli

20 jan 2026 - 18h27 Alexsander Arcelino   atualizado às 18h32
Carla Zambelli em imagem oficial durante período como deputada federal. Carla Zambelli aguarda na Itália decisão da Justiça sobre pedido de extradição para o Brasil. (Imagem: Lula Marques/Agência Brasil)

A Corte de Apelação de Roma decidiu adiar, mais uma vez, o julgamento do pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli para o Brasil. A decisão foi tomada nesta terça-feira (20), após os magistrados considerarem que não houve tempo suficiente para analisar as informações complementares encaminhadas pelo governo brasileiro.

Entre os documentos avaliados estão detalhes sobre a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, unidade onde Zambelli deverá cumprir pena caso retorne ao país. O tribunal informou que o caso deverá ser retomado na primeira quinzena de fevereiro.

Este é o segundo adiamento do processo. Em 18 de dezembro, a Corte italiana já havia postergado a decisão após a defesa da ex-parlamentar solicitar mais prazo para examinar documentos enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Condenações no Brasil

Carla Zambelli está presa na Itália desde julho do ano passado, enquanto aguarda a definição sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro. A solicitação ocorreu após a ex-deputada ser condenada duas vezes pelo STF.

Na primeira condenação, Zambelli foi considerada culpada por ordenar a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação realizada com o hacker Walter Delgatti. Na segunda, foi condenada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após perseguir um homem armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022.

Segundo informações enviadas à Justiça italiana pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, a penitenciária indicada para o cumprimento da pena atende a padrões de salubridade, segurança e assistência às detentas, além de oferecer atendimento médico e cursos técnicos. Moraes também destacou que nunca houve rebelião na unidade prisional.

Fuga e perda do mandato

Zambelli deixou o Brasil dias antes do trânsito em julgado da primeira condenação, ou seja, pouco antes de se esgotarem todos os recursos judiciais e ser determinado o início do cumprimento da pena.

A defesa sustenta que a ex-deputada sofre perseguição judicial e política no Brasil e questiona as condições do sistema prisional brasileiro. Apesar disso, em outubro, o Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição.

Mesmo após o plenário da Câmara dos Deputados aprovar sua permanência no cargo, Carla Zambelli perdeu o mandato por decisão do STF. Segundo a jurisprudência da Corte, parlamentares condenados ao regime fechado por período prolongado perdem automaticamente o mandato, já que ficam impossibilitados de exercer as funções legislativas.

Fonte: Agência Brasil

Mais notícias
Pedido de vista no Parlasul adia votação de relatório do acordo Mercosul-União Europeia
Mercosul Pedido de vista no Parlasul adia votação de relatório do acordo Mercosul-União Europeia
Lula diz ter amizade com Trump, considerado o líder mais poderoso do mundo
Diplomático Lula diz ter amizade com Trump, considerado o líder mais poderoso do mundo
MDB de Mato Grosso do Sul racha sobre possível aliança com Lula em 2026
Eleitoral MDB de Mato Grosso do Sul racha sobre possível aliança com Lula em 2026
Congresso trava projetos que buscam atender decisão de Dino sobre supersalários
Político Congresso trava projetos que buscam atender decisão de Dino sobre supersalários
Câmara aprova fim da lista tríplice para escolha de reitores em universidades federais
Institucional Câmara aprova fim da lista tríplice para escolha de reitores em universidades federais
TCU recomenda bloquear R$ 1 milhão para escola de samba com enredo associado a Lula
Polêmico TCU recomenda bloquear R$ 1 milhão para escola de samba com enredo associado a Lula
Câmara aprova MP do programa Gás do Povo: botijão gratuito para 15 milhões de famílias avança no Congresso e pode mudar rotina de baixa renda
Política Câmara aprova MP do programa Gás do Povo: botijão gratuito para 15 milhões de famílias avança no Congresso e pode mudar rotina de baixa renda
Hugo Motta promete avançar no fim da escala 6x1 e na regulação do trabalho por aplicativos na Câmara dos Deputados em 2026
Política Hugo Motta promete avançar no fim da escala 6x1 e na regulação do trabalho por aplicativos na Câmara dos Deputados em 2026
Ao abrir ano legislativo, Davi Alcolumbre diz que paz entre poderes não é omissão e reforça papel do Congresso na mediação de crises
Política Ao abrir ano legislativo, Davi Alcolumbre diz que paz entre poderes não é omissão e reforça papel do Congresso na mediação de crises
Lula passa por cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar em Brasília
Institucional Lula passa por cirurgia de catarata e recebe alta hospitalar em Brasília
Mais Lidas
Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
Social Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Futebol CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Fiscal Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”
Turismo Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”