0:00 Ouça a Rádio
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
0:00 Ouça a Rádio
Estratégia

Governo do Brasil divulga sumário executivo do Plano Clima nacional

06 fev 2026 - 19h05 Alexsander Arcelino   atualizado às 19h09
Imagem institucional do Plano Clima do Governo do Brasil com diretrizes para enfrentamento das mudanças climáticas. Governo do Brasil apresenta sumário executivo do Plano Clima com metas de redução de emissões até 2035. (Imagem: Divulgação / Governo Federal)

O Governo do Brasil divulgou, nesta quinta-feira (5), o sumário executivo do Plano Clima, documento que funciona como guia de implementação da meta climática nacional assumida pelo país no âmbito do Acordo de Paris. A iniciativa consolida as diretrizes para que o Brasil reduza entre 59% e 67% das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2035, em comparação aos níveis registrados em 2005.

O sumário executivo reúne e sintetiza o conjunto de documentos que compõem o Plano Clima, apresentando os principais pontos das Estratégias Nacionais de Adaptação e de Mitigação, além de seus respectivos Planos Setoriais e Temáticos. O material serve como referência técnica e institucional para orientar políticas públicas, investimentos e ações coordenadas de enfrentamento às mudanças climáticas no país.

As diretrizes contidas no documento foram aprovadas pelos ministérios que integram o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), principal instância de governança climática brasileira. A validação ocorreu durante a 4ª reunião ordinária do colegiado, realizada em dezembro de 2025.

Estrutura e objetivos do Plano Clima

A elaboração do Plano Clima é resultado de um amplo processo colaborativo, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito dos Grupos Técnicos de Adaptação e Mitigação do CIM.

O Plano Clima está organizado em dois grandes eixos. O primeiro é o eixo de Adaptação, cujo objetivo é aumentar a resiliência de cidades, ecossistemas e populações frente aos impactos climáticos já em curso. As ações priorizam grupos em situação de maior vulnerabilidade, com base no princípio da justiça climática. Esse eixo é composto pela Estratégia Nacional de Adaptação e por 16 Planos Setoriais e Temáticos.

O segundo eixo é o de Mitigação, voltado à redução das emissões de gases de efeito estufa. Ele reúne a Estratégia Nacional de Mitigação e oito Planos Setoriais, funcionando como um guia prático para a execução dos compromissos assumidos pelo Brasil na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

Metas de redução de emissões

No eixo de Mitigação, o Plano Clima define metas específicas para oito áreas estratégicas:
agricultura e pecuária; uso da terra em áreas públicas e territórios coletivos, como Unidades de Conservação, Terras Indígenas, assentamentos e áreas quilombolas; uso da terra em propriedades rurais privadas; energia; indústria; transportes; cidades; e resíduos sólidos e efluentes domésticos.

A meta estabelecida é reduzir as emissões de gases de efeito estufa de 2,04 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente, registradas em 2022, para 1,2 bilhão de toneladas até 2030. Já em 2035, o volume deverá ficar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas, o que representa uma queda de 49% a 58% em relação aos níveis de 2022.

Estratégias transversais e participação social

O Plano Clima também incorpora as Estratégias Transversais para a Ação Climática, que reúnem instrumentos essenciais para viabilizar sua implementação. Essas estratégias definem prioridades para os meios de execução, investimentos em educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de assegurar transparência no monitoramento e avaliação das ações. Os princípios da transição justa, da justiça climática e da igualdade de gênero orientam essas diretrizes.

Atualmente, estão em consolidação as contribuições recebidas durante a consulta pública das Estratégias Transversais, cuja finalização está prevista para o primeiro semestre de 2026. A versão completa do Plano Clima encontra-se na fase final de diagramação, catalogação e registro para identificação internacional, com posterior disponibilização à sociedade.

O documento é fruto de um amplo processo participativo, que envolveu dezenas de oficinas, reuniões técnicas e nove plenárias territoriais realizadas em todas as regiões do país. Ao todo, mais de 24 mil pessoas participaram das discussões, resultando em 1.292 propostas relacionadas às estratégias de adaptação, mitigação e aos planos setoriais.

Contribuições adicionais vieram da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que teve como foco a Emergência Climática e gerou 104 propostas incorporadas ao debate. Durante a consulta pública, o Plano Clima recebeu ainda quase 3 mil contribuições da sociedade, reforçando o caráter participativo e democrático do processo.

Tags:

Mais notícias
73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1, diz pesquisa
Trabalhista 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1, diz pesquisa
Carnaval: 80% das mulheres temem assédio, diz pesquisa
Alarmante Carnaval: 80% das mulheres temem assédio, diz pesquisa
Localiza fecha acordo com a BYD para compra de 10 mil veículos híbridos e elétricos
Economia Localiza fecha acordo com a BYD para compra de 10 mil veículos híbridos e elétricos
Inscrições para Mais Médicos Especialistas terminam dia 19 e oferecem 1.206 vagas no SUS
Saúde Inscrições para Mais Médicos Especialistas terminam dia 19 e oferecem 1.206 vagas no SUS
Campanha Não é Não reforça combate ao assédio sexual no Carnaval 2026 em várias cidades brasileiras
Assédio Campanha Não é Não reforça combate ao assédio sexual no Carnaval 2026 em várias cidades brasileiras
Latam demite piloto preso sob acusação de liderar rede de exploração infantil
Policial Latam demite piloto preso sob acusação de liderar rede de exploração infantil
TJSP recorre ao STF contra suspensão de penduricalhos acima do teto
Judicial TJSP recorre ao STF contra suspensão de penduricalhos acima do teto
Lula deve cumprir agenda no Recife, Salvador e Rio durante o Carnaval
Institucional Lula deve cumprir agenda no Recife, Salvador e Rio durante o Carnaval
Anatel atua para bloquear Rumble após site driblar restrição no Brasil
Regulatório Anatel atua para bloquear Rumble após site driblar restrição no Brasil
Projeto que acaba com carência para licença-maternidade no INSS avança no Senado
Previdenciário Projeto que acaba com carência para licença-maternidade no INSS avança no Senado
Mais Lidas
Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
Social Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Futebol CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Fiscal Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”
Turismo Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”