0:00 Ouça a Rádio
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
0:00 Ouça a Rádio

Cariocas celebram padroeiro São Sebastião com gratidão e esperança

20 jan 2026 - 18h10 Alexsander Arcelino   atualizado às 18h22
Fiéis reunidos em celebração religiosa em homenagem a São Sebastião no Rio de Janeiro. Fiéis participam das celebrações em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A celebração do dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, reuniu fiéis em uma série de atividades religiosas, culturais e esportivas nesta segunda-feira (20). A programação teve início com uma missa solene na Basílica Santuário de São Sebastião – Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, celebrada pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, com a presença do prefeito Eduardo Paes.

Em mensagem, Dom Orani destacou a atualidade do exemplo deixado pelo santo, martirizado no século III.

“São Sebastião ainda hoje continua sendo um belo exemplo de perseverança, de coerência e de testemunho cristão. Ele nos ensina a não desanimar com as perseguições e a manter a esperança”, afirmou o cardeal.

Segundo o religioso, o festejo reforça a confiança dos cariocas de que o padroeiro continue intercedendo pela cidade, inspirando fé e resiliência.

Testemunhos de fé

Entre os fiéis presentes, histórias de devoção e gratidão se multiplicaram. Maria de Jesus Pereira, devota de longa data, atribui ao santo a superação de uma grave doença.

“Ele me fez muitos milagres. Estive muito doente e, com muita fé e oração, fiquei boa. Desde 1986 não tive mais nada”, contou.

Sebastião Alves da Silva, que nasceu no dia dedicado ao santo e recebeu o nome em sua homenagem, participa todos os anos das celebrações ao lado da mãe, Alda Oliveira da Silva, vinda de Jacarepaguá.

“Todo ano é sagrado. Todo ano estamos aqui. São Sebastião com a gente”, disse.

A portuguesa Maria Celeste Pereira, moradora do Rio há mais de seis décadas, também expressou carinho especial pelo padroeiro, devoção herdada da mãe ainda em Portugal.

“São Sebastião é muito famoso lá. Minha mãe saía com a imagem do santo para abençoar as colheitas. Isso marcou muito a minha vida”, relatou.

Procissão, cultura e tradição

Integrando as comemorações, a Procissão Arquidiocesana saiu da Basílica, na Tijuca, às 16h, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. O trajeto de cerca de cinco quilômetros foi reconhecido como patrimônio cultural da cidade em 2014.

Ao final do percurso, foi apresentado o Auto de São Sebastião 2026, seguido de missa solene que encerrou oficialmente as celebrações religiosas.

A data também foi marcada por um cozido comemorativo na quadra da escola de samba Paraíso do Tuiuti, com missa em homenagem ao padroeiro da agremiação e apresentação dos segmentos da escola. Em 2026, o Tuiuti abrirá os desfiles da terça-feira de Carnaval com o enredo “Lonã Ifá Lukumí”.

Corrida de São Sebastião

Outro destaque foi a Corrida de São Sebastião, que completou 35 anos. O evento registrou 10 mil inscrições e contou com 6.353 concluintes, mesmo com a forte chuva que atingiu a cidade.

No percurso de 10 quilômetros, venceram Cristiane Ferreira Vieira da Silva e Pedro Henrique Campos Archanjo. Já nos 5 quilômetros, os vencedores foram Milton Pontes dos Santos e Gabriela Vieira Thomaz.

Trezena e visitas simbólicas

A Trezena de São Sebastião 2026 teve início em 7 de janeiro e foi encerrada na segunda-feira (19), com o tema “São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade”. Durante o período, a imagem peregrina do santo visitou pontos simbólicos da cidade, como o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), o Trem do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor.

Segundo Dom Orani, as visitas reforçam a mensagem de esperança, confiança e otimismo para o futuro do Rio de Janeiro.

Além da capital, São Sebastião também é padroeiro de Três Rios e Barra Mansa, no interior do estado, e de cidades como Ribeirão Preto (SP) e Capitólio (MG), onde também foram realizadas celebrações.

Fonte: Agência Brasil

Mais notícias
Justiça da Paraíba proíbe uso da Bíblia e menções religiosas em sessões da ALPB
Judicial Justiça da Paraíba proíbe uso da Bíblia e menções religiosas em sessões da ALPB
Mais Lidas
Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
Social Bolsa Família terá pagamento duplo em fevereiro para beneficiários
CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Futebol CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2026
Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Fiscal Brasileiros se surpreendem com prazo do Imposto de Renda e data-limite em fevereiro
Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”
Turismo Destino pouco explorado do Nordeste encanta turistas e vira o “Caribe Brasileiro”