0:00 Ouça a Rádio
Ter, 06 de Outubro
Fiscal

Declaração do Imposto de Renda 2026 começa na próxima semana

09 mar 2026 - 20h54 Alexsander Arcelino
Pessoa fazendo cálculos e organizando documentos para declarar o Imposto de Renda. Contribuinte organiza documentos e faz cálculos para preencher a declaração do Imposto de Renda. (Imagem: Canva)

Receita Federal divulgará regras do Imposto de Renda 2026. Prazo de entrega da declaração deve começar em março e seguir até maio.

Os contribuintes brasileiros devem se preparar para o início do período de envio da declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal anunciará na próxima segunda feira as regras oficiais da declaração do IRPF 2026, referente aos rendimentos obtidos ao longo de 2025.

Embora o calendário definitivo ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é que o prazo de entrega comece no próprio dia 16 de março e siga até o dia 29 de maio, último dia útil do mês. Esse período segue o padrão adotado nos últimos anos pela Receita.

Durante esse intervalo, milhões de brasileiros deverão reunir documentos, organizar informações financeiras e enviar a declaração do Imposto de Renda por meio do sistema disponibilizado pelo órgão.

Nova faixa de isenção não vale para esta declaração

Uma das principais dúvidas dos contribuintes neste ano envolve a nova faixa de isenção para trabalhadores que recebem até cinco mil reais por mês. Apesar de a mudança ter entrado em vigor no início de 2026, ela não afeta a declaração que será enviada agora.

Isso ocorre porque o Imposto de Renda declarado em 2026 corresponde aos rendimentos recebidos durante o ano de 2025. Dessa forma, as novas regras de isenção só terão impacto prático na declaração que será entregue em 2027.

Especialistas destacam que é comum haver confusão entre a isenção do pagamento mensal do imposto e a obrigatoriedade de enviar a declaração.

Mesmo quem não paga imposto mensalmente pode precisar declarar ao Fisco, dependendo de outros critérios como patrimônio, investimentos ou operações financeiras realizadas ao longo do ano.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2026

De acordo com as regras aplicadas no último exercício fiscal, devem apresentar a declaração do Imposto de Renda os contribuintes que, em 2025, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes situações:

Receberam rendimentos tributáveis, como salários, aposentadorias ou aluguéis, acima de 33.888 reais no ano.

Obtiveram rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte superiores a 200 mil reais.

Tiveram receita bruta de atividade rural superior a 169.440 reais.

Obtiveram ganho de capital na venda de bens ou direitos.

Realizaram operações em bolsas de valores, mercadorias ou futuros que somaram mais de 40 mil reais.

Realizaram operações de day trade com lucro.

Venderam ações com lucro em meses cujo volume de vendas superou 20 mil reais.

Possuíam bens ou direitos acima de 800 mil reais até 31 de dezembro de 2025.

Passaram a residir no Brasil ao longo de 2025.

Possuíam bens, investimentos ou participações em entidades no exterior.

Também entram na obrigação pessoas que tenham atualizado valores de bens no exterior ou optado pela isenção de ganho de capital na venda de imóvel residencial com reinvestimento em outro imóvel no prazo de até 180 dias.

Documentos necessários para enviar a declaração

Para preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve reunir diversos documentos pessoais e comprovantes financeiros.

Entre os documentos básicos estão identidade com CPF, comprovante de endereço atualizado, número do título de eleitor, dados de dependentes e o recibo da declaração do ano anterior.

Também são necessários os informes de rendimentos fornecidos por empregadores, bancos, corretoras de investimento e pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Extratos bancários, comprovantes de aplicações financeiras, recibos de aluguéis e informes de previdência privada também devem ser separados antes de iniciar o preenchimento da declaração.

Restituições devem começar em maio

Seguindo o padrão adotado nos últimos anos, o pagamento das restituições do Imposto de Renda deve começar no final de maio.

A previsão é que o primeiro lote seja liberado no dia 29 de maio, enquanto o quinto e último lote tende a ser pago no dia 30 de setembro.

Contribuintes que utilizam a declaração pré preenchida ou optam por receber a restituição via Pix costumam ter prioridade nos primeiros lotes.

Informe de rendimentos é documento essencial

Um dos documentos mais importantes para preencher a declaração é o informe de rendimentos. Empresas, bancos e instituições financeiras tinham prazo até o final de fevereiro para disponibilizar essas informações aos contribuintes.

Caso o documento não tenha sido recebido, a orientação é solicitar diretamente à empresa ou instituição responsável. Outra alternativa é utilizar a declaração pré preenchida oferecida pela Receita Federal no sistema de envio.

Esse recurso reúne automaticamente diversas informações financeiras do contribuinte, facilitando o preenchimento e reduzindo o risco de erros na declaração do Imposto de Renda.

Mais notícias
Tarifa zero para instrumentos musicais importados entra em vigor
COMÉRCIO E CULTURA Tarifa zero para instrumentos musicais importados entra em vigor
Carne brasileira passa a pagar tarifa de 67% para entrar na China após atingir cota
COMÉRCIO EXTERIOR Carne brasileira passa a pagar tarifa de 67% para entrar na China após atingir cota
Liberação de R$ 18,8 bilhões amplia espaço para gastos e beneficia Cidades e Saúde
ORÇAMENTO FEDERAL Liberação de R$ 18,8 bilhões amplia espaço para gastos e beneficia Cidades e Saúde
Pix por aproximação deixa de ter teto específico de R$ 500 por transação
PIX Pix por aproximação deixa de ter teto específico de R$ 500 por transação
Bolsa Família conclui calendário de setembro com pagamento a beneficiários de NIS final 0
BOLSA FAMÍLIA Bolsa Família conclui calendário de setembro com pagamento a beneficiários de NIS final 0
Receita paga nesta quarta-feira lote residual da malha fina do Imposto de Renda
IMPOSTO DE RENDA Receita paga nesta quarta-feira lote residual da malha fina do Imposto de Renda
Novas regras do seguro rural ampliam cobertura e proteção ao produtor
SEGURO RURAL Novas regras do seguro rural ampliam cobertura e proteção ao produtor
Produção brasileira de leite bate recorde mesmo com menos vacas ordenhadas
PECUÁRIA LEITEIRA Produção brasileira de leite bate recorde mesmo com menos vacas ordenhadas
Contas públicas registram déficit de R$ 10 bilhões em agosto
CONTAS PÚBLICAS Contas públicas registram déficit de R$ 10 bilhões em agosto
Prazo para empresas optarem pelo Simples Nacional é prorrogado até 15 de outubro
SIMPLES NACIONAL Prazo para empresas optarem pelo Simples Nacional é prorrogado até 15 de outubro
Mais Lidas
Toyota Corolla 2027: o que esperar da nova geração do sedã no Brasil
Automóveis Toyota Corolla 2027: o que esperar da nova geração do sedã no Brasil
O Brasil está mais feminino: dados do IBGE confirmam falta de homens e apontam causas
Menos homens O Brasil está mais feminino: dados do IBGE confirmam falta de homens e apontam causas
Novos dados do IBGE revelam que o Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais que homens. Entenda as causas dessa disparidade e quais estados ainda fogem à regra nacional.
Brasil envia 48 toneladas de leite em pó em ajuda humanitária para Cuba
Humanitário Brasil envia 48 toneladas de leite em pó em ajuda humanitária para Cuba
Carne brasileira passa a pagar tarifa de 67% para entrar na China após atingir cota
COMÉRCIO EXTERIOR Carne brasileira passa a pagar tarifa de 67% para entrar na China após atingir cota
Brasil atinge cota de 1,106 milhão de toneladas de carne bovina na China; volumes adicionais passam a enfrentar tarifa total de 67%.